Legumes » Naturais Alho

5 Benefícios do alho para a saúde e Como usar

[Alho]
Fonte: Tua Saúde

O alho é uma parte de uma planta, o bulbo, que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo.

Este alimento é rico em compostos sulfurados, em que o principal é a alicina, que proporciona o cheiro característico do alho, sendo um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

Os principais benefícios do alho são:

1. Combater vírus, fungos e bactérias

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere lhe ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Aliás, ajuda até a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.

2. Prevenir o câncer de cólon

Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidantes que previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon.

3. Proteger a saúde do coração

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.

Além disso, o alho ajuda a regular a pressão arterial por possuir um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos. Também evita a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária excessiva.

4. Melhora doenças inflamatórias

Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a resposta do organismo a algumas doenças que causam inflamação crônica. Assim, o alho pode ser usado em algumas doenças inflamatórias, para diminuir a dor e regular a resposta dos sistema imune.

5. Evitar doenças respiratórias

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

Como usar o alho

Para obter os seus benefícios, deve-se consumir de meio a 3 dentes de alho por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.

O alho pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo. Além disso, também se pode preparar chá de alho ou água de alho, que, quando consumidos frequentemente ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.

Como comprar e como armazenar

No momento da compra, deve-se preferir cabeças de alho redondas, sem manchas, cheias e bem formadas, com os dentes de alho unidos e firmes, evitando os que estejam soltos, moles e murchos.

Além disso, para preservar o alho por mais tempo e evitar o mofo, ele deve ser armazenado em local fresco, seco e levemente arejado.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, cabeça, dor nos rins e tonturas.

Além disso, o consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para afinar o sangue.

Tabela nutriconal porção de 100g

*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Descrição Quantidade por porção %VD*
Valor energético 113Kcal=473kJ 6%
Carboidrato 24g 8%
- Açúcar Total - -
Proteína 7,0g 9%
Gorduras Totais 0,22g 0%
- Gorduras Saturadas 0,00g 0%
- Gorduras trans 0,00g -
- Gorduras Polinsaturadas - -
- Gorduras Monoinsaturadas - -
Fibra Alimentar 4,3g -
Sódio 5,4mg 0%
Cálcio 14mg 1%
Zinco 0,82mg 11%
Lipídeos 0,22g -
Magnésio 0,24mg 9%
Ferro 0,80mg 6%
Cobre 0,15mg 22%
Fósforo 149mg 21%
Potássio 535mg -
Cinzas 1,3g -
Manganês 0,01mg 4%
Retinol - -
Selênio - -
Vitamina B1 (Tiamina) 0,18mg 17%
Vitamina B2 (Riboflavina) - -
Vitamina B3 (Niacina) - -
Vitamina B6 (Piridoxina) 0,44mg 25%
Vitamina B9 (Ácido fólico) - -
Vitamina A - -
Vitamina C - -
Vitamina E - -
Fonte: Taco
[Fale conosco pelo WhatsApp]
Solicitie seu orçamento pelo WhatsApp!