Frutas » Naturais Atemoia

Atemoia é pouco conhecida, mas muito saborosa e cheia de benefícios para a saúde.

[Atemoia]
Fonte: OPAS

atemoia é resultado do cruzamento artificial de duas anonáceas, a fruta-do-conde (Annona Squamosa, L.) e a cherimóia (Annona cherimola) e, dentre todas as frutas anonáceas que podemos encontrar no Brasil, uma das mais promissoras como alimento completo.

Riqueza nutricional da atemoia

Esta é uma fruta saborosa, doce e refrescante de riqueza nutricional significativa em sais minerais e vitaminas, para além de compostos antioxidantes.

Propriedades medicinais da atemoia

As mais importantes propriedades medicinais da atemoia foram caracterizadas em estudos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp:

- alimento funcional
- substância anticancerígena
 na casca
- antioxidante
- antimicrobiana
 eficaz contra Bacillus cereus, Escherichia coli e Staphylococcus aureus

Os estudos realizados determinaram que a atemoia possui relevantes quantidades de "compostos fenólicos, como a epicatequina, além de minerais, vitamina E (tocoferóis) e ácidos graxos" e que a ingestão de uma fruta de 300 gramas fornece 20% do potássio e 50% do cobre da necessidade diária do organismo humano.

Na casca da fruta foram detectados compostos com poderosa ação anticancerígena e, as sementes da atemoia são ricas em ácidos graxos (ômega 3 e 6) que ajudam no equilíbrio do colesterol: "Eles diminuem o colesterol ruim, sem alterar o colesterol bom, e acabam prevenindo algumas doenças cardiovasculares", destaca a pesquisadora Maria Rosa de Moraes.

Benefícios do consumo de atemoia

- Regula a pressão - sua riqueza em potássio é um benefício para o equilíbrio da pressão arterial

- Ajuda na recuperação de gripes e resfriados - rica em vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória a atemoia é eficiente na recuperação dos estados gripais, anêmicos, de cicatrização da pele e suscetibilidade a infecções.

- É rica em fibras - seu conteúdo em fibras ajuda o organismo de quem a consome a reduzir açúcares e gorduras equilibrando a absorção dos nutrientes mais importantes e reduzindo as taxas de glicose e colesterol.

- É fonte de energia - em cada 250 g. da fruta existem 243 calorias o que a torna uma poderosa fonte energética mas que também é indicação da necessidade de consumo moderado.

Como usar a atemoia

Coma in natura - o consumo da polpa da atemoia in natura é o mais indicado pois assim se preservam todos os seus nutrientes.

Também pode se optar por transformá-la em suco ou sorvete, sem perda de sabor porém com significativa degradação da vitamina C que contém.

Use a casca e as sementes - "Se devidamente usadas, não fazem mal à saúde", explica a nutricionista Juliana Fontes (SP) da Revista Viva Saúde.

A casca da atemoia pode ser usada para fazer geleia, compota ou doce, para aproveitamento alimentar de suas fibras e minerais e, as sementes, ricas em ácidos graxos essenciais, podem ser incorporadas a iogurtes, salada de fruta, sorvetes ou até no arroz com feijão, após serem trituradas

Tabela nutriconal porção de 100g

*Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Descrição Quantidade por porção %VD*
Valor energético 97Kcal=406kJ 5%
Carboidrato 25g 8%
- Açúcar Total - -
Proteína 1,0g 1%
Gorduras Totais 0,30g 1%
- Gorduras Saturadas 0,10g 0%
- Gorduras trans 0,00g -
- Gorduras Polinsaturadas 0,10g -
- Gorduras Monoinsaturadas 0,00g -
Fibra Alimentar 2,1g 9%
Sódio 0,79mg 0%
Cálcio 23mg 2%
Zinco 0,19mg 3%
Lipídeos 0,30g -
Magnésio 25mg 10%
Ferro 0,16mg 1%
Cobre 0,17mg 0%
Fósforo 23mg 3%
Potássio 300mg -
Cinzas 0,66g -
Manganês 0,16mg 7%
Retinol - -
Selênio - -
Vitamina B1 (Tiamina) 0,09mg 28%
Vitamina B2 (Riboflavina) 0,07mg 5%
Vitamina B3 (Niacina) 1,6mg 10%
Vitamina B6 (Piridoxina) 0,03mg 2%
Vitamina B9 (Ácido fólico) 0,07mg 4%
Vitamina A -
Vitamina C 10mg 23%
Fonte: Taco
[Fale conosco pelo WhatsApp]
Solicitie seu orçamento pelo WhatsApp!